sexta-feira, 19 de março de 2010

Recusando combate.

Li tantos livros...
No entrando, como todos os autodidatas nunca tenho certeza do que compreendi. Um belo dia, creio abarcar só com o olhar a totalidade do saber, como se de súbito nascessem ramificações invisíveis que tecessem entre si todas as minhas leituras breves, dispersas, esparsas; depois, brutalmente, o sentido se esquiva, o essencial me foge, e, por mais que eu releia as mesmas linhas, elas me escapam, cada vez mais, e então fico parecendo uma velha louca que acredita estar de barriga cheia só porque leu atentamente o cardápio. Parece que a conjunção dessa aptidão, dessa facilidade com essa cegueira é a marca registrada da autodidaxia. Privando o sujeito porém, a oferenda de uma liberdade de uma síntese de pensamento ali onde os discursos oficiais erguem tapumes e proíbem a aventura.
hoje de manhã, justamente, estou na cozinha, perplexa, com um livro à minha frente. Estou num dos momentos em que sou agarrada pela loucura da minha iniciativa solitária e em que, a dois passos de renunciar, temo ter enfim encontrado meu mestre.
Que se chama Veríssimo, um nome que não se dá aos bichos de estimação nem às marcas de chocolate, pela simples razão de que evoca algo sério, rebarbativo e vagamente prussiano. Mas isso não me consola. Considero que meu destino me ensinou, melhor que a ninguém, a resistir às sugestões negativas do pensamento mundial. Vou lhes dizer: se até agora vocês imaginavam que, de feiúra em velhice e de viucez em portarias de prédio, eu me tornei uma porcariazinha conformada com a baixeza de seu destino, é porque não têm imaginação. Verdade que recuei, recusando o combate. Mas, na segurança de meu espírito, não há desafio que eu não consiga enfrentar. Indigente pelo nome, pela posição e pelo aspecto, sou, em meu entendimento, uma deusa invencível (...)

3 comentários:

  1. Uma deusa invencível, aborrecente, fora do comum, e que provavelmente se diverte com a cara nos livros tentando descobrir algo que ninguém ainda saiba... taí, gostei! haha

    Uma forma grosseira de 'ler' você... só minhas primeiras impressões! =D

    Gosteei do seu jeito de escrever, inteligente.. texto pra se ler com calma...


    Agradeço a visita, e sinta-se convidada à embarcar lá na estação sempre que quiser! ^^'

    Vou seguindo aqui... largando beijocas!

    Letícia Mariano
    www.leticia-alvares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caramba! Não esperava uma leitura sobre mim com tantos elogios! Tô... chocada! HAHAHA'

    Muito obrigada, tanto pelos elogios, quanto pela visita, vou seguí-la sempre por lá também; espero que a possibilidade de 'trocarmos' idéias seja concreta!

    Mais uma vez agradeço, beijos :*
    sinta-se à vontade :)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito obrigada! Fiquei muito feliz com o seu comentário, e também porque você gostou :D
    Adorei aqui, também estou seguindo!
    E quando quiser, passe lá no meu :*

    ResponderExcluir