terça-feira, 2 de março de 2010

Não são as respostas que movem o mundo.

Eu não vim aqui pra impor o certo e o errado, mas ninguém vem ao mundo pra viver em vão. E realmente o que compõe o ser humano são os seus ideias! Esse ano teremos muita polêmica, afinal, ano eleitoral é sempre muito polêmico! Estaremos juntos discutindo sobre o quanto esse país ainda necessita, o quanto o mundo precisa mudar, as pessoas conscientes precisam se revelar e rebelarem-se contra o incorreto, contra o preconceito, contra o conceito sem conhecimento algum, um pré conceito, algo completamente imoral.
Sabe à muito tempo o ser humano vem mostrando a ética, a moral... Mas afinal, até que ponto a moral é válida? Num hospital onde há uma fila de pessoas esperando pela doação de orgãos, onde existem 5 pessoas à beira da morte necessitando de doação, vale a pena matar um ser pra salvar cinco? É claro que muita gente acha que não... Mas e se eu lhes dissesse que esse cara que está lá pra doar, que esse mesmo cara é o homem que assassinou sua mãe ou seu pai, ou então estuprou sua irmã mais nova, ou até o homem que simplesmente cometeu um furto na sua residencia... As opniões mudam, não mudam? Sabe... Na aula de filosofia outro dia ouvi esse exemplo e fiquei... Chocada de como é real a idéia, o fato polêmico do individualismo do ser humano! De como o homem é vingativo; é por isso que eu sempre me pergunto, até que quando a ética supera a moral, e até quando a moral é uma lei, ou até mesmo até quando todo mundo só vai manter um pensamento fixo quando se trata de vingança? Até onde o mundo e o homem pode chegar? Até quando isso pode durar? Até que ponto?
Diariamente eu vejo gente na rua passando fome e a ignorancia de quem tem um pouco mais de condição financeira. Sabe, isso já aconteceu comigo, eu estava esperando um onibus quando um senhor veio me perguntar as horas e eu não havia compreendido o que ele havia dito, ele estava mal vestido, e eu tinha uma sacola com algumas pulseirinhas dentro; esse senhor me questionou e sem entender respondi: Não tenho nada moço. Foi então que ele chacoalhou a cabeça negativamente e repetiu: Moça, as horas, que horas tem. Sabe... Depois disso, caí na real; talvez isso fosse um pouco de pré conceito, não achei ruim dele ter me questionado nem nada, mas por olhar a vestimenta etc, relacionei modo de vestir com pobreza, com ''passar fome'' e sim, fora um preconceito da minha parte, e eu que luto tanto contra isso dei uma dessas?! Pois é, a sociedade, o capitalismo faz isso com as pessoas, eu tento me corrigir, sempre; sempre que posso realmente busco o meu ponto mais humilde para que eu possa ajoelhar e agradecer sem medo de sujar a calça ou de ralar os joelhos; agradecer com fé seja lá qual for o teu Deus, simplesmente desejar, e agradecer, sempre. A cada dia que acordo costumo pensar o que será que irá acontecer; será que vou brigar com meu namorado? será que vai terminar ou melhorar? será que vou acabar saindo hoje a noite? onde vamos? com quem? e a minha prova? será que alcanço a média? estou segura? estou triste? estou feliz? na verdade já notei que assim que abro os olhos não sei como estou e é a partir de quando me levanto ou olho ao meu redor que descubro sobre o meu humor. Engraçado você não sentir-se de forma alguma né?! Mas pare pra refletir, pense um pouco... O amor é isso, a vida é isso; o mundo não é movido por respostas... Mas sim por perguntas!
A fé que você deposita em você, e só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário